Ciclismo Indoor

 

 

O Ciclismo Indoor surgiu em 1987 nos EUA, criado pelo ciclista de ultradistâncias, Johnny Goldberg, como forma de variar o convencional pedalar em uma bicicleta estacionária, assumindo mais efetivamente alterações dos componentes essenciais de uma atividade física que seriam frequência cardíaca (FC), velocidade, intensidade, tempo e motivação.

 

Chegou ao Brasil em 1995 e no ano de 2000 iniciou uma nova fase com a presença por 5 anos de Johnny G. em vários eventos de Orientation Weekend no país.

 

O Ciclismo Indoor é uma aula feita em grupo, praticada em uma bicicleta ergométrica desenhada especialmente para a modalidade que simulam vários percursos e permite ajustar a resistência da bike ao seu próprio nível de treinamento, tendo como objetivo principal o aumento do condicionamento cardiovascular, através do controle da FC, seguido pela redução do percentual de gordura através da queima de calorias.

 

Para maior segurança os praticantes usam equipamentos de proteção para o selim, monitores cardíacos e trajes apropriados à prática de esporte, além de estarem sempre atentos a hidratação.